quinta-feira, 28 de junho de 2018

Nova modalidade de visto para “YONSEI” entrará em vigor dia 1º de julho

A nova modalidade de visto para descendentes de japoneses da quarta geração, nomeada como “Programa de Aumento de Recepção de Yonseis” entrará em vigor em 1º de julho de 2018
 visto para yonsei

Objetivo do programa
O objetivo deste programa é transformar o descendente de japonês de quarta geração (“yonsei”) em uma ponte entre o Japão e a comunidade nikkei de seu país, por meio do aprofundamento do conhecimento e interesse no Japão, através da participação em atividades de aprendizado da cultura japonesa, enquanto recebe a ajuda de um “assistente para a recepção de yonseis”.

Caso satisfaça os requerimentos estabelecidos, o yonsei poderá permanecer no Japão por no máximo 5 anos no total.

Após o seu retorno, é esperado que o yonsei desempenhe o papel de uma ponte entre o Japão e a comunidade nikkei de seu país.
descendente de japonês de quarta geração
Yonseis que podem participar do programa
“Os yonseis que satisfaçam os requerimentos abaixo podem participar do programa” (existe um limite de vagas anuais para recepção)
  • Idade: Entre 18 e 30 anos.
  • Comportamento: Não ter ficha criminal no país de origem.
  • Saúde: Ter boa saúde e um plano de saúde.
  • Família: Não levar a família.
  • Subsistência: Comprovar capacidade de subsistência no Japão, seja por meio de poupança própria ou de emprego previsto após entrada no país.
  • Capital para retorno: Ter reserva financeira assegurada para cobrir os custos da viagem de vota ao país de origem.
  • Proficiência da língua japonesa:
– Para entrar no Japão – demonstrar proficiência mínima em japonês básico (Nível 4 do Exame de Proficiência em Língua Japonesa – JLPT).

– Para renovar a autorização de permanência, caso tenha permanecido no Japão por mais de 2 anos no total – demonstrar capacidade de de compreensão do idioma japonês usado em situações cotidianas (Nível 3 do Exane de Proficiência na Língua Japonesa – JLPT)
  1. Como o prazo de permanência é fixado em 6 meses ou 1 ano, caso o yonsei pretenda permanecer no Japão por período adicional, será necessário apresentar requerimento de permissão de renovação do prazo de permanência por volta de 3 meses antes do fim do referido prazo inicial (via de regra, um prazo de 6 meses após a entrada é inicialmente concedido no primeiro ano de permanência no Japão).
  2. Para permanecer por mais de 3 anos no total, além dos requerimentos acima, é necessário que o yonsei aprofunde o seu conhecimento sobre a cultura japonesa e o estilo de vida japonês em geral, através de atividades específicas durante a sua permanência no país.
  3. Para maiores detalhes, consulte o “Manual para Yonseis” disponibilizado na homepage do Ministério da Justiça do Japão.
Quem são os assistentes de recepção de yonseis?
Os assistentes fornecem orientação gratuita a yonseis que participam do programa.
* O programa exige que o yonsei tenha um assistente.
* Se estiver procurando um assistente de recepção de yonsei, favor conferir na home page do Ministério da Justiça do Japão.

O assistente aconselhará o yonsei sobre o aprendizado da cultura japonesa e a vida no Japão, ajudará com procedimentos de imigração, etc.
Tanto pessoas físicas como pessoas jurídicas sem fins lucrativos podem se tornar assistentes de recepção de yonsei.

Para detalhes, consulte o “Manual para Assistentes de Recepção de Yonseis” na homepage do Ministério da Justiça do Japão.

Todos os detalhes se encontram no site do ministério da justiça do Japão
Para descendentes da quarta geração que têm interesse sobre o novo programa acessem Manual para yonseis

Para interessados em ser assistentes de recepção acessem Manual para assistentes de recepção de yonseis
Fonte: IPC Digital

Nenhum comentário: