sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Extinção do Departamento de Imigração para nova Agência: ¥58,8 bilhões a mais

O governo decidiu elevar o posto do atual Departamento de Controle de Imigração. No upgrade nasce uma nova Agência, ainda ligada ao Ministério da Justiça
O Departamento de Controle da Imigração passará a ser Agência de Gestão de Imigração e Residentes Estrangeiros, nome ainda provisório, a partir de abril do ano que vem.

A decisão do governo foi anunciada na terça-feira (28) e na quinta-feira (30) o Ministério da Justiça pediu um aumento no orçamento para o próximo ano fiscal.

Assim como existem Agência Nacional de Polícia e Agência de Meteorologia do Japão, o Departamento de Imigração passará a ser um órgão com mais amplitude.

Para a instalação da nova Agência, sob o Ministério da Justiça, ela solicitou um aumento na verba orçamentária de 5,1%. Isso se traduz em 58,817 bilhões de ienes a mais na verba para o próximo ano fiscal.

Para a gestão do aumento de trabalhadores estrangeiros mais o dos turistas estrangeiros precisará ampliar seu quadro de funcionários. O ministério estima que precisará de mais 536 oficiais de controle da entrada dos estrangeiros ao seu atual quadro de 5,4 mil servidores. Com a elevação de status de departamento para agência as despesas e custos também aumentam.

As justificativas são para utilização no reforço da estrutura e melhoria no atual sistema de gestão por conta dos novos tipos de visto aos trabalhadores. Além disso, para a introdução de um novo sistema de aplicação dos vistos de permanência.

Com a implementação dos novos status, o aumento de 180 mil trabalhadores de 2016 para 2017 será muito maior a partir do próximo ano.

O Japão fechou o ano com 2,56 milhões de trabalhadores e 28,69 turistas estrangeiros que visitaram o país.

A nova agência terá na alta diretoria duas frentes: gestão de controle de entrada e saída de estrangeiros. Outra é de apoio à gestão de residentes estrangeiros, com 3 departamentos distintos. 
Fonte: Portal Mie com NHK e Mainichi

Nenhum comentário: