quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Tóquio

Tóquio literalmente "capital do leste" (東京), oficialmente metrópole de Tóquio (東京都), é a capital e uma das 47 províncias do Japão. Situa-se em Honshu, a maior ilha do arquipélago. Possui 12 790 000 habitantes, cerca de 10% da população do país, e a região metropolitana de Tóquio possui mais de 37 milhões de habitantes, o que torna a aglomeração de Tóquio, independentemente de como se define, como a área urbana mais populosa do mundo. Tornou-se a capital do Império em 1868 com a actual designação. Sofreu grande destruição duas vezes; uma em 1923, quando foi atingida por um terremoto; e outra em 1944 e 1945, quando bombardeios americanos destruíram grande parte da cidade, sendo que no total foi destruída 51% de sua área e mataram mais de 150 mil pessoas.
Embora Tóquio seja considerada uma das cidades mais importantes, movimentadas e densamente habitadas do mundo, ela não é, tecnicamente, uma cidade. Não há no Japão uma cidade chamada "Tóquio". Na verdade, Tóquio é designada como uma metrópole (都), similar a uma prefeitura do Japão (県), e é constituída de 23 bairros (区), 26 cidades primárias (市), cinco cidades secundárias (町) e oito vilas diferentes (村). Cada uma delas possui um governo que opera no nível regional. Também fazem parte de Tóquio pequenas ilhas no Oceano Pacífico, localizadas a mais de mil quilômetros sul, nos subtrópicos. Tóquio é uma das 47 províncias do Japão.
Mais de oito milhões de pessoas vivem dentro dos 23 distritos autônomos que constituem a parte central de Tóquio. Estes 23 distritos definem a "cidade de Tóquio", na opinião da maioria dos especialistas e outras pessoas, possuindo 8 340 000 habitantes. A população de Tóquio aumenta em 2,5 milhões ao longo do dia, devido aos estudantes e trabalhadores de prefeituras vizinhas, que vão à Tóquio para estudar e trabalhar. A população total dos bairros de Chiyoda, Chuo e Minato, que compõem a região central de Tóquio, e onde está localizado o principal centro financeiro do país, é de menos de 300 mil habitantes; porém, mais de dois milhões de pessoas trabalham na região.
Tóquio é o principal centro político, financeiro, comercial, educacional e cultural do Japão. Assim sendo, Tóquio possui a maior concentração de sedes de empresas comerciais, instituições de ensino superior, teatros e outros estabelecimentos comerciais e culturais do país. Também possui um sistema de transporte público altamente desenvolvido, com numerosas linhas de trens, metrô e de ônibus, bem como o Aeroporto Internacional de Tóquio.


Turismo
O turismo é uma das principais fontes de renda de Tóquio. Milhões de turistas, boa parte deles estrangeiros, visitam Tóquio anualmente. Além de suas muitas atrações turísticas, a cidade também sedia alguns grandes eventos anuais, como a parada dos bombeiros de Tóquio, em 6 de janeiro, ou o Festival de Sanja, na terceira semana de maio.
Por ser um dos principais pontos históricos e culturais do Japão, a prefeitura de Tóquio recebe mais da metade dos turistas internacionais que chegam ao país, (cerca de 58,3 %). Anualmente, 2,6 milhões de pessoas que visitam Tóquio, representando um ingresso anual de dois bilhões de dólares. Este intenso fluxo de turistas torna-a a sexta cidade mais visitada do mundo, atrás de Londres, Paris, Nova Iorque, Hong Kong e Singapura. Por ser a principal porta de entrada do país, Tóquio é uma região de desenvolvimento crítico para o turismo internacional. Entre os visitantes que chegam à cidade, 63,8% são provenientes de países asiáticos, 18,5% da América do Norte, 12,7% da Europa e 5,0 % de outros países.
As atrações turísticas na prefeitura são numerosas, e são administradas ou supervisadas pelo Governo Metropolitano de Tóquio.
Os turistas que visitam a cidade dispõem de muitos hotéis e restaurantes de qualidade. Dos hotéis, os turistas podem optar por ficar em hotéis construídos e mobiliados em estilo ocidental, ou em Ryokans, hotéis construídos e mobiliados ao estilo japonês. Estes hotéis possuem, por exemplo, portas que se deslocam em um sentido lateral, chamadas de shoji, e de um tapete, chamado de tatame. Quanto aos restaurantes, alguns especializam-se em culinária japonesa, de outras culturas asiáticas, ou pela culinária ocidental.
Tóquio possui muitos pontos de interesse. As mais conhecidas são:
A Torre de Tóquio: uma torre de 333 metros de altura, localizada ao sul do Palácio Imperial.
O Palácio Imperial do Japão: a residência oficial do imperador do Japão. Porém, está aberta ao público apenas duas vezes ao ano, todo 2 de janeiro e no dia do aniversário do imperador. Nesses dias, atrai milhares de japoneses.
Os vários templos budistas de Tóquio atraem milhões de turistas e religiosos todo ano. Os templos mais famosos são o Templo Meiji em Yoyogi e o templo Sensoji em Asakusa.
Os belos jardins e parques de Tóquio atraem muitas pessoas. Um dos parques mais populares de Tóquio é o Parque Ueno, famoso pelas suas raras espécies de flores. O Parque Yoyogi também atrai muitos visitantes.

Aeroportos
É servida pelo Tokyo International Airport (東京国際空港, Tōkyō Kokusai Kūkō) ou Aeroporto de Haneda (羽田空港, Haneda Kūkō), o terceiro aeroporto mais movimentado do mundo, e que atende principalmente a voos domésticos. Passaram pelo aeroporto 66.735.587 passageiros em 2008.
Possui ainda outros cinco aeroportos menores. Três deles estão localizados nas ilhas do Pacífico.
Um sétimo aeroporto, o Aeroporto Internacional de Narita, está localizado na cidade de Narita, província de Chiba, e movimenta principalmente os voos internacionais que servem Tóquio. Movimenta mais de 36 milhões de passageiros por ano.

Museus
Tóquio tem dezenas de museus da arte, história, ciência e tecnologia. O museu mais importante do Japão é o Museu Nacional de Tóquio, dentro das dependências do Parque Ueno. É administrado pelo governo do país, através da Agência de Assuntos Culturais. O conjunto de edifícios que formam o museu contém a maior coleção de arte japonesa no mundo (90 mil peças). O alcance museográfico abriga a história do Japão, desde tempos pré-históricos até a era moderna.
O Museu Metropolitano de Arte (東京都美術館, Tōkyōto Bijutsukan), fundado em 1926, está dividido em uma galeria que expõe os trabalhos de artistas nacionais contemporâneos; e uma destinada a trabalhos de artistas estrangeiros. O museu Shitamachi, localizado na esquina sudeste do parque Ueno, está dedicado a preservar a cultura tokiota da era Edo. O Mingeikan é um museu fundado por Yanagi Muneyoshi em 1931, consagrado para o artesanato popular de todo o país. O museu Goto mostra a coleção privada de arte budista, propriedade de Goto Keita, presidente da Tokyu Corporation. Neste museu se encontram rollos pertencentes ao século XII, que contam a legenda de Genji em pinturas de Fujiwara Takayoshi. No Museu da Espada Japonesa, ou Tōken hakubutsukan (刀剣博物館), regido pela Associação para a Conservação de Arte da Espada Japonesa, encontram-se mais de seis mil peças, trinta das quais catalogadas como tesouro nacional. O Museu Metropolitano de Fotografia de Tóquio (東京都写真美術館, Tōkyō-to Shashin Bijutsukan), localizado em Ebisu, tem exposições permanentes de fotógrafos nacionais e estrangeiros. Onde atualmente o museu possui uma coleção de aproximadamente 20.000 fotografias, cerca de 30.000 livros e 720 títulos de periódicos em fotografia e imagens visuais.
Entre os museus de ciência e tecnologia mais destacados há dois na ilha artificial de Odaiba: o Museu de Ciências Marítimas, e o Museu Nacional de Ciência Emergente e Inovação.

Gastronomia
Tóquio possui um elevado número de restaurantes, enquanto em comparação grandes cidades como Paris e Nova Iorque possuem cerca de 20.000 restaurantes a região metropolitana de Tóquio possui mais de 160.000.
Em novembro de 2007, foi lançado no guia Michelin um guia de restaurantes finos, sendo que Tóquio, ganhou 191 estrelas no total, ou aproximadamente o dobro do seu concorrente mais próximo, no caso Paris. Oito estabelecimentos foram agraciados com o máximo de três estrelas, 25 receberam duas estrelas e 117 ganhou uma estrela. Dos oito melhores restaurantes avaliados, três oferecem jantares finos tradicional japonês, duas casas de sushi e três servem culinária francesa. E em 2008 Tóquio foi declarada a capital gastronômica do mundo novamente pelo guia de restaurantes Michelin.
Os pratos representativos são soba (荞麦), o macarrão frio é considerados como os melhores em Tóquio, tempura (てんぷら天麸罗), Oden (御田, おでん), o prato surgiu por volta de 1850 preparado com os peixes de água doce capturados nos canais de irrigação ou na baía da cidade e, claro, sushi (寿司, 鮨, 鮓), desde que Tóquio era uma vila de pescadores, Edo era conhecida pela pressa de seus moradores, e no século XIX Yohei Hanaya criou uma forma fácil de fazer sushis.
O Chankonabe (ちゃんこ鍋) é o alimento comido por lutadores de sumô. Por causa do vínculo indissolúvel a cidade com esta arte marcial, o Chankonabe tornou-se um alimento popular, então há uma abundância de restaurantes especializados em Chankonabe.

Nenhum comentário: