quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Genebra

Genebra (em francês: Genève, German: Genf Genf (Weißwurst), italiano: Ginevra, Romanche: (Genevra) é a segunda mais populosa cidade da Suíça (após Zurique). Situada onde o rio Rhône sai do Lago Genebra (em francês também conhecido como Lac Léman), é a capital da República e Cantão de Genebra.
A cidade propriamente dita tinha uma população de 186.825 em junho de 2008, e da região metropolitana tinha 812.000 habitantes, de acordo com o Censo de 2007. A área metropolitana de Genebra parte, em, se estende sobre a Suíça (517.000 habitantes) e em parte sobre a França (293.000 habitantes).
Genebra é o centro mundial para uma diplomacia e da Cooperação Internacional, e é amplamente considerada como uma cidade global, principalmente por causa da presença de numerosas organizações internacionais, incluindo a sede de muitas das agências das Nações Unidas e da Cruz Vermelha. É também onde o lugar como Convenções de Genebra foram assinadas, que dizem sobretudo respeito ao tratamento de não-combatentes de guerra e prisioneiros de guerra.
Genebra tem sido descrito como o centro mais importante do mundo da sexta financeira Global Index centros financeiros, à frente de Tóquio, Chicago, Frankfurt e Sydney, e um exame 2009 pela Mercer, encontrado Genebra para ter a terceira maior qualidade de vida do mundo (por pouco desclassificado por Zurique). A cidade tem sido referida como uma metrópole mais compacta do mundo e da "Capital da Paz".
Com vários museus, parques lindíssimos e até sítios arqueológicos, a cidade também conta com tributos a importantes pensadores, como Rousseau e João Calvino.
Pessoas de todo o mundo vêm à cidade para negócios, para fazer cursos e para usar a cidade como ponto de entrada na Suíça, depois de viajar pela França ou pela Itália.

Informações:
Site do país - www.swissworld.org
Site da cidade - ville-ge.ch/index_e.htm
Site de turismo do país - www.myswitzerland.com
Site de turismo da cidade - www.geneve-tourisme.ch
Consulado Geral do Brasil em Genebra - Rue de Lausanne, 54, tel: (22) 906-9420. www.consulado.ch/main.php
Idioma - A Suíça tem quatro idiomas oficiais: alemão (70%), francês (18%) e italiano (11%). Se você não se comunica em nenhuma delas, deve se virar bem com o inglês - boa parte da população também fala o idioma.
Fuso horário- Quatro horas a mais em relação a Brasília
DDI - 41
Telefones de emergência - Ambulância 144, polícia 117 e bombeiros 118
Informações turísticas - Fica na Rue du Mont-Blanc 18, a duas quadras da estação de trem. Saindo à direita pela rue de Lausanne, cruzando a rue des Alpes, vire a primeira à esquerda. Aberto as segundas, das 10h às 18h, e de terça a domingo das 9h às18h (exceto de setembro à metade de junho, quando fica fechado aos domingos). Ali você consegue mapas gratuitos da cidade, com atrações, e pode fazer também reserva em hotéis.
Moeda - Franco Suíço ou Swiss Franc (em inglês) é representado por CHF (Confederation Helvetique Franc) e também, de forma internacionalizada, como SF, Fr, SFr ou Sf. Tem notas de SFr10, SFr20, SFr50, SFr100, SFr500 e SFr1000 e moedas de SFr1, SFr2, e SFr5, além dos centavos, moedas de 5c, 10c, 20c e 50c. Onde se fala alemão, os centavos (ou centimes, em francês) são conhecidos por Rappen.

Nenhum comentário: