A Agência de Metereologia do Japão anunciou hoje a previsão de florada das cerejeiras (sakura) do tipo someiyoshino nos 48 pontos do arquipélago. A florada deste ano pode acontecer na mesma época do ano anterior caso comece um aquecimento gradual no mês de março.
Os tons mais escuros do rosa indicam que a florada começa antes, no sul do Japão, em 20 de março iniciando-se pelas províncias de Kochi e à medida que o tom vai se clareando as flores de sakura vão se abrindo para o norte do país. Até que chegue em Hokkaido há uma diferença de 1 mês e meio, devendo florir no começo de maio.
Estimativas para a florada:
- 21/março: Fukuoka
- 27/março: Osaka
- 25/março: Nagoia
- 26/março: Tóquio
- 12/abril: Sendai
Curiosidade sobre as flores de sakura
Para o florescimento da cerejeira, a temperatura é um fator que afeta desde a queda das flores ano anterior, até a data de floração deste ano, como o frio de final do outono. No ano passado, em novembro, a temperatura se elevou em todo o país, mas em dezembro o frio foi intenso. A primeira quinzena de fevereiro terá temperatura inferior à média. Mas em março é esperada temperatura dentro da média. Por esta razão as datas de floração da cerejeira seriam consideradas no tempo da média. Já no norte do Japão a temperatura mais baixa até abril pode não interferir na época média das floradas.
Para acompanhar gratuitamente a florada das cerejeiras clique aqui.
Fonte: IPC Digital com Agência Nacional de Metereologia
Nenhum comentário:
Postar um comentário