domingo, 22 de novembro de 2020

Aumento de casos de Covid-19 pode fazer Japão reimpor limite de público em grandes eventos

Já há mudança no perfil das pessoas infectadas

eventos esportivos
O governo do Japão pode voltar a impor limites de público em eventos esportivos e outros para conter o aumento de infecções por coronavírus, disse o ministro da Economia, Yasutoshi Nishimura, neste domingo (22). Nishimura também é o ministro responsável pela resposta do governo à pandemia.

Os limites seriam aplicados em áreas do país onde houvesse um grande aumento de casos, disse Nishimura em um talk show na emissora pública NHK, publicou a Reuters. 

O governo impôs limites de comparecimento no início do ano, mas relaxou essas medidas nos últimos meses.

O governo também está considerando como reembolsar as taxas de cancelamento para os clientes que reservaram viagens por meio da campanha de turismo doméstico Go To Travel, que foi parcialmente suspensa no sábado, disse Nishimura.

Novos casos de coronavírus no Japão subiram para um recorde de 2.596 no sábado, de acordo com a NHK.

Neste domingo, Tóquio registrou 391 novos casos, após um recorde diário de 539 infecções no sábado.

Mudou perfil de infectados
Embora esteja havendo um aumento nos casos de infecção por coronavírus em todo o país, mudanças também estão aparecendo no status das pessoas infectadas por faixa etária em cada região, exceto Tóquio e Osaka. 

Em comparação com a "segunda onda" do verão, que afetou pessoas na faixa dos 20 aos 30 anos de idade, a proporção de pessoas infectadas na casa dos 40 anos ou mais aumentou nesta que está sendo chamada de "terceira onda" em novembro. 

Os casos de infecção em idosos, que apresentam alto risco de agravamento do quadro de saúde, tornaram-se proeminentes. 

Olhando para as mudanças na faixa etária de Hokkaido, Niigata, Miyagi, Kanagawa e Hyogo juntas, o peso das pessoas infectadas começou a mudar dos jovens para os de meia-idade e idosos depois de agosto, que é o pico da segunda onda. 

A porcentagem de pessoas infectadas na casa dos 40 anos ou mais era de 48% em agosto, mas aumentou para 54% em novembro. Para quem tem 60 anos ou mais, aumentou de 19% em agosto para 26% em novembro.

Em Hokkaido, a porcentagem de pessoas infectadas na casa dos 40 anos ou mais era de 40% em agosto, mas aumentou para 51% em novembro. Na província de Niigata, saltou de 44% para 70%. 

O governador Naomichi Suzuki, de Hokkaido, disse: "O número de pacientes idosos que podem ficar gravemente doentes devido a surtos em asilos está aumentando rapidamente, e também ocorrem surtos em instituições médicas. Na província de Miyagi, as pessoas infectadas em restaurantes trazem o vírus para suas casas, e a infecção está se espalhando para os idosos."

Por outro lado, um responsável pela província de Kanagawa, perto de Tóquio e facilmente afetada pela situação da capital, disse: "A taxa de aumento na terceira onda é uma curva acentuada, que é claramente maior do que a da primeira e segunda ondas. Como resultado, o número de idosos está aumentando e a taxa de agravamento é considerada alta."
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário: