segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Veja quais são as 10 províncias que são destinos gastronômicos

O ranking surgiu de uma pesquisa feita com pouco mais de 500 viajantes

10 províncias que são destinos gastronômicos
O Japão tem muitos apelos no turismo, como locais com belezas naturais ou de interesse cultural e histórico. Mas a gastronomia também é um grande atrativo para os turistas. Tanto é que a Hankyu Travel realizou uma pesquisa com 559 pessoas e descobriu que dois em cada três japoneses escolhem viajar para certos lugares devido às especialidades regionais.

Essa pesquisa resultou em um ranking das dez províncias mais citadas pelos entrevistados, incluindo seus pratos ou alimentos mais famosos, publicou o SoraNews24. Veja quais são:

10-Miyagi – Nesta província, a primeira comida citada é “gyutan”, ou língua de boi grelhada, muito apreciada na cidade de Sendai. Miyagi também é famosa por sobremesas à base de “zunda edamame” e seu sabor de “moyamoya”. Sem falar nas ostras da Baía de Matsushima e cavala “kinka”, que é pescada localmente.

9-Kagawa – Já nesta província o macarrão “udon” é famoso, tanto é que é conhecida como “Província do Udon”. Uma variedade é o “sanuki udon”, tão apreciado que muitos restaurantes de udon abrem cedo para servir no café da manhã. Há também uma versão especial de inverno, chamada “shippoku udon”, com vegetais de inverno cozidos em caldo de sardinha.

8-Kagoshima – É famosa por seus bolinhos de peixe fritos com “satsuma” e carne de porco “kurobuta”, sendo que este último rende um saboroso hot pot durante os meses de inverno. A província também é conhecida pela criação de peixe-boi (kampachi). Como acompanhamento alcoólico, os locais sugerem o “shochu” de batata-doce.

7-Toyama – O item principal da província são os frutos do mar pescados na Baía de Toyama, como camarão, caranguejo e, especialmente, “yellowtail” (buri), que são extradoces no inverno quando estão encorpados contra o frio. Toyama também tem seu próprio estilo de “ramen”, o “ramen preto de Toyama”, com um caldo de molho de soja profundamente colorido.

6-Osaka – A província é apreciada pelo grande número de barracas de “takoyaki” (bolinhos de polvo) e restaurantes que servem “kushikatsu” (espetos fritos de carne, frutos do mar ou vegetais), além do “okonomiyaki” ao estilo de Osaka, no qual os ingredientes da saborosa panqueca são misturados em uma tigela antes de cozinhar. Osaka também pode oferecer o “tecchiri”, baiacu (fugu) hot pot, sendo uma refeição popular no outono e inverno.

5-Quioto – A antiga capital do Japão tem ótimas opções culinárias, desde vegetais cultivados localmente (chamados Kyo yasai), valorizados por seu frescor e sabor, até “yudofu” (tofu cozido em caldo de kombu) e “nishin soba” (macarrão de trigo sarraceno com arenque seco). A região é famosa também pelas sobremesas de “matcha”, graças à qualidade do cultivo na cidade de Uji.

4-Ishikawa – A província é conhecida pelo seu caranguejo (encontrado no mercado de frutos do mar de Omicho, em Kanazawa). Mas vai além, tendo também em seus cardápios carne bovina da península de Noto, no norte da província. Quem já comeu, diz que a carne é deliciosa, mas não tão cara quanto em outros lugares.

3-Okinawa – Na província mais ao sul do Japão, o destaque vai para o sabor distinto do “goya champuru”, melão amargo salteado, e “soki soba” (macarrão com costela de porco desossada). Na hora da sobremesa, vale a pena experimentar o taro, pão frito “sata andagi” ou as guloseimas congeladas da marca de sorvete local Blue Seal. É o único lugar do Japão onde se encontra regularmente bolinhos de arroz “musubi de spam”.

2-Fukuoka – A província que fica na costa norte de Kyushu é conhecida pelas “dementaiko” (ovas de bacalhau picantes) na culinária. Mas a região também é famosa pelo ramen Hakata. O bairro de Hakata, no centro da cidade de Fukuoka, é a meca desses macarrões finos e firmes servidos em caldo “tonkotsu” (caldo de porco), com “yatai” (barracas) à beira da estrada, sendo o lugar mais indicado para comê-los.

1-Hokkaido – Situada no extremo norte do país, Hokkaido é conhecida pelo milho e batata mais apreciados no país, além de seus laticínios, sorveste e outras delícias. Por ser banhado por águas mais frias, a província se destaca na pesca de caranguejos, além do “uni” (ouriço-do-mar) e “ikura” (ovas de salmão), cujos sabores são tidos como acima dos equivalentes de outras partes do Japão. Nesta época é bom saborear o famoso curry de sopa de Hokkaido (mais fino e picante do que o curry padrão), e o carneiro grelhado (chamado de “Genghis Kahn” no Japão).
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário: