A mostra na capital brasileira apresenta duas coleções cedidas pelo Museu do Memorial da Paz de Hiroshima
Duas importantes exposições no Brasil lembram os 80 anos dos bombardeios atômicos em Hiroshima e Nagasaki, convidando o público à reflexão sobre a paz, a vida e a memória histórica.Exposição “80 anos de Hiroshima e Nagasaki – Inspirando a Cultura da Paz”
A mostra no Salão Negro do Congresso Nacional, em Brasília, apresenta duas coleções cedidas pelo Museu do Memorial da Paz de Hiroshima, com tradução e curadoria da Embaixada do Japão especialmente para o público brasileiro.
A primeira parte contextualiza os bombardeios, destacando o impacto histórico e a destruição causada. A segunda é dedicada à história de Sadako Sasaki, menina vítima da radiação que se tornou símbolo mundial da paz ao dobrar tsuru em busca de cura, inspirando um monumento e obras ao redor do mundo.
A exposição é uma realização da Embaixada do Japão e do Instituto Paulo Kobayashi, com patrocínio da Sakura Alimentos e apoio de diversas entidades, integrando o calendário oficial do Ano do Intercâmbio da Amizade Brasil-Japão.
Local: Salão Negro do Congresso Nacional, em Brasília
6 a 15 de agosto, das 9h às 17h
Entrada gratuita
———————————
Exposição “Heiwa, um apelo de paz”
“Heiwa”, que significa “paz” em japonês, é o conceito central da mostra da Japan House em São Paulo. A exposição propõe reflexões sobre coexistência pacífica, apresenta as cidades de Hiroshima e Nagasaki hoje e resgata histórias comoventes como a de Sadako Sasaki, cuja figura é representada por um dos tsuru originais, emprestado para a mostra.
Outros destaques incluem desenhos premiados de crianças de diversos países sobre o significado da paz, o poema de uma vítima da bomba (hibakusha) brasileira e uma instalação de origamis em forma de oleandros brancos, símbolo de esperança e renascimento após a tragédia.
Durante o evento, o público também pode contribuir com doações de tsuru de origami, que serão enviados ao Memorial da Paz de Hiroshima.
Local: Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52
6 a 31 de agosto, das 10h às 18h (terça a sexta) e das 10h às 19h (finais de semana e feriados)
Entrada gratuita
Fonte: Alternativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário