domingo, 12 de dezembro de 2010

PF escolhe Brasília e Goiânia para iniciar emissão de novo passaporte

Após período de teste, novo passaporte será emitido em todo o Brasil.
E-Passaporte terá chip inserido na contracapa e leitura por radiofrequencia.
A Polícia Federal escolheu Brasília e Goiânia para implementar o projeto piloto de emissão do novo passaporte brasileiro com chip eletrônico, também conhecido como E-Passaporte. O documento, emitido desde quarta-feira (8), mantém a cor azul da capa, padronizada para países do Mercosul, e traz um chip inserido na contracapa. A leitura será feita por radiofrequência.
Segundo a PF, após passar por um período de testes, tanto nos procedimentos quanto nos sistemas, e eventuais correções e adaptações, o novo passaporte será emitido em todo o Brasil. A tecnologia do chip utilizada no novo passaporte já é adotada por União Européia, Japão, Austrália e Estados Unidos.
De acordo com a PF, o lançamento do novo modelo de passaporte não invalida os anteriores ainda vigentes, não havendo necessidade de substituição antecipada.
O novo documento será mais seguro que o atual, emitido desde dezembro de 2006, porque vai armazenar mais dados e terá fácil leitura no controle migratório. Constarão no chip informações do portador constantes dos dados impressos na zona de leitura mecânica da caderneta (MRZ), foto digitalizada e impressões digitais.
Com o novo passaporte, segundo a PF, será possível implementar portais de auto-atendimento nos postos de controle migratório do país, e assim, diminuir as filas nos aeroportos. Um dos objetivos da medida é agilizar o fluxo de pessoas nos aeroportos em grandes eventos que serão realizados no Brasil, tais como a Copa do Mundo, em 2014, e as Olimpíadas, em 2016.
Com a implementação da tecnologia do chip, a PF estima que aproximadamente cinco milhões de brasileiros portarão passaporte eletrônico até julho de 2014. Atualmente, a taxa para confecção do novo passaporte é de R$ 156,07.
Fonte: G1

Nenhum comentário: