Canadá, Estados Unidos, França e Suíça: Escolha sua estação de esqui preferida e prepare os equipamentos. A temporada está aberta
Se você gosta de esqui, está na hora de mudar de lado. O hemisfério sul saiu de cena em outubro e os amantes do esporte preparam as malas e afiam os equipamentos para a temporada no hemisfério norte. Das Montanhas Rochosas dos Estados Unidos ao charme da francesa Chamonix, confira as estações mais famosas do mundo e se prepare para cair na neve com estilo.
CANADÁ
Norquay
Onde: Banff, Província de Alberta.
Temporada: em Norquay, a temporada vai de abril até dezembro. E em SunShine de novembro até o final de maio, todos os anos.
A cidade de Banff fica no coração do Parque Nacional de Banff, área de proteção ambiental declarada, pela UNESCO, Patrimônio da Humanidade. Para os esquiadores, é um verdadeiro paraíso, com diversas pistas para todos os níveis. É possível esquiar em Mount Norquay, a apenas cinco quilômetros do centro da cidade, e em SunShine, a 27 quilômetros e com uma extensa área esquiável.
Importante centro cultural do Canadá, Banff agrada também aos amantes de entretenimento, com inúmeros festivais e eventos no decorrer do ano. Os esquiadores gourmets não podem reclamar: há mais de 100 restaurantes, dos mais variaods estilos.
ÁUSTRIA
Kitzbühel Tirol
Onde: Tirol.
Temporada: de outubro de 2010 até 25 de abril de 2011.
Uma das estações de esqui mais populares da Áustria, Kitzbühel fica em uma cidade situada entre as montanhas de Hahnenkamm e Kitzbühler Horn. As aldeias vizinhas à cidade - Aurach, Reith e Jochberg - também exploram a prática dos esportes de inverno.
Para a temporada 2010/2011, Kitzbühel abriu no final de outubro. Os invernos por lá são bem longos, com temperaturas consideravelmente mais baixas, se comparadas aos Alpes franceses ou suíços.
SUÍÇA
Gstaad
Onde: Saanen.
Temporada: de outubro de 2010 a 15 de março de 2011.
A atriz Elizabeth Taylor tem casa por lá. Gstaad, estação de esqui localizada em Saanen, em Berna, é uma das maiores estâncias de esqui na Suíça. Fica perto de Mortitz e Zermatt, além de ser sede de muitas competições no país.
A região de Gstaad não é muito alta, mas, mesmo assim, oferece muitas possibilidades para os amantes do esqui. São 250 quilômetros de pistas, com cerca de 30 caminhos abertos para esqui nórdico ou caminhadas em raquetes (tipo de calçado que impede as pessoas de afundarem na neve).
SUÍÇA
Engelberg Titlis
Onde: Engelberg.
Temporada: de novembro de 2010 a maio de 2011.
A apenas uma hora e meia de Zurique, em Engelberg, Titlis Rotair é a montanha mais alta da Suíça central, a 3.020 metros acima do nível do mar. É lá que fica o Rotair, bondinho giratório com capacidade para 80 pessoas. Ele sobe a montanha lentamente, oferecendo aos visitantes uma vista deslumbrante dos Alpes Suíços, com 360 graus de giro.
No topo da montanha, a diversão continua. Entre as atrações estão o Ice Flyer Chair Lift, um teleférico aberto que permite uma visão aérea das geleiras e leva as pessoas até o Titlis Glaciar Park, um parque de diversão na neve. A temporada de esqui por lá vai de novembro a maio e é uma das mais longas da Europa.
AÚSTRIA
Axamer Lizum
Onde: Innsbruck.
Temporada: de novembro a 11 de abril de 2011.
Axamer Lizum não é uma estação de esqui de grande porte, mas, por estar bem perto do centro de Innsbruck, a apenas 20 minutos do centro da cidade, o acesso é fácil.
Sede dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1964 e 1972, Axamer Lizum oferece também pistas para iniciantes. No total, são 13 meios de elevação, 68 quilômetros de pistas e variação entre 900 e 2.340 metros, ao longo das três áreas de Axamer Lizum, Mutteralm e Glungezer.
ESTADOS UNIDOS
Vail Resorts Inc
Onde: Colorado.
Temporada: 19 de novembro de 2010 a 24 de abril de 2011.
O Vail Resorts Inc é verdadeiro gigante da neve, reunindo quatro montanhas de esqui no Colorado. Vail Mountain, Beaver Creek, Breckenridge e Keystone detém, juntas, a maior área esquiável dos Estados Unidos (algo em torno de 70 milhões de metros quadrados). Somando-se as pistas, são 726 opções para todos os níveis.
As montanhas ficam no estado do Colorado, em um raio de 81 quilômetros de distância. A Vail Montain é a mais famosa e a maior de todas, com 193 pistas distribuídas em mais de cinco mil acres de terreno e 25 lifts de diversas capacidades e velocidades. Este ano os olhos dos esportistas estão voltados para Breckenridge, que completa 150 anos. A histórica cidade mineradora é um dos mais respeitados centros de esqui e snowboard dos Estados Unidos, além de ter sido a primeira a permitir a prática do snowboard, há exatos 25 anos.
ESTADOS UNIDOS
Heavenly Mountain
Onde: fronteira dos estados da Califórnia e Nevada.
Temporada: de 19 de novembro de 2010 a 24 de abril de 2011.
Localizado na fronteira entre os estados da Califórnia e Nevada, o Heavenly é um dos maiores resorts a América do Norte, com quase dois mil hectares de área esquiável. Uma característica da Heavenly Mountain, valorizada pela deslumbrante vista panorâmica do Lago Tahoe, é oferecer diversas opções de recreação e entretenimento.
Além de esqui para todos os níveis, com picos e elevações para os avançados e terrenos abertos para iniciantes e intermédiários, o resort tem o esqui entre árvores e a vida noturna 24 horas. Ele fica bem perto de boates, restaurantes e inúmeras opções de hospedagem. Em fevereiro de 2011, a novidade em Heavenly será um restaurante de mais de 14 mil metros quadrados, localizado na parte superior da gôndola Heavenly. O local contará com 500 lugares internos e mais 250 no pátio ao ar livre.
ESPANHA
Estância de Fuentes de Invierno
Onde: Principado de Astúrias.
Temporada: 21 de novembro de 2010 a 11 de abril de 2011.
A estância fica localizada na região das Astúrias, no Puerto de San Isidro (município de Aller). Tem boa qualidade de neve em todas as pistas (área total de 8,7 quilômetros) e oferece, ainda, fácil acesso aos visitantes. Para chegar às pistas, cinco reboques mecânicos capazes de transportar 8.200 passageiros por hora.
Quem quiser explorar os arredores encontrará bons restaurantes, bares, supermercados, farmácias e lojas de material e roupas esportivas. O município de Aller também tem muitas atrações gastronômicas e de ecoturismo. Além disso, a estância de Fuentes de Invierno está a apenas uma hora da capital das Astúrias, Oviedo, onde há diversas opções de passeio e lazer.
CANADÁ
Whistler Blackcomb Ski Resort
Onde: Columbia Britânica.
Temporada: de 25 de novembro de 2010 a junho de 2011.
Whistler está roubando a cena de Vancouver, no Canadá. Esse vilarejo, situado aos pés das montanhas Whistler e Blackcomb, é pequeno, mas possui excelentes hotéis, restaurantes e lojas.
Uma das características de Whistler – que acaba sendo uma grande vantagem – é sua baixa altitude, variando entre 609 e 2.285 metros. Com isso, o esquiador sente menos falta de ar - comum nas estâncias de esqui mais altas -, cansando menos durante a prática do esporte. Para esquiar, o espaço é abundante: 2.862 hectares de terreno e 200 trilhas nas duas montanhas.
ESTADOS UNIDOS
Aspen/Snowmass
Onde: Colorado.
Temporada: de 25 de novembro de 2010 a 24 de abril de 2011.
Aspen é ideal para quem vai viajar em grupo, com pessoas que não praticam o esporte. Reduto de boa gastronomia, Aspen/Snowmass oferece, ainda, boas lojas e galerias de arte, além de cursos de culinária e pista de patinação no gelo para a garotada.
Na temporada 2010/2011, os lifts das quatro montanhas do complexo Aspen/Snowmass começam a funcionar em 25 de novembro, quando Aspen Mountain e Snowmass abrem as portas aos esquiadores. Já Aspen Highlands e Buttermilk iniciam suas atividades em 11 de dezembro. Aspen Highlands fecha em 24 de abril, Buttermilk em 3 de abril, enquanto Aspen Mountain e Snowmass encerram suas atividades dia 10 de abril.
ESTADOS UNIDOS
Jackson Hole
Onde: Wyoming.
Temporada: de 27 de novembro de 2010 a 3 de abril de 2011.
Bem perto do Parque Nacional Yellowstone, famoso por ser o habitat do personagem Zé Colméia, o Jackson Hole Mountain Resort é uma opção de hospedagem nesse vale localizado em Wyoming, perto da fronteira ocidental com Idaho.
Com 2.500 hectares de terreno, duas montanhas distintas - Rendezvous e Après Vous - compõem o Jackson Hole Mountain Resort e são points de esqui e snowboard há 40 anos. Quem não pratica o esporte pode passear de trenó.
SUÍÇA
St. Moritz
Onde: St. Moritz.
Temporada: de 27 de novembro de 2010 a 25 de abril de 2011.
Perto da fronteira com a Itália, St. Moritz é a mais badalada entre as estações de esqui na Suíça. E visitar uma estação de esqui nesse país é como ir a uma bela praia no Nordeste. Com 400 pistas, St. Moritz também é um paraíso turístico por outros motivos: oferece lojas de luxo, galerias de artes, além de excelentes restaurantes, bares e hotéis.
Um dos berços dos esportes de neve no mundo, St. Moritz lida com o esqui desde o final do século 19. Esse vilajero de montanha esbanja charme. Quem estiver em Zurique pode ir até lá de trem, em uma viagem que dura cerca de três horas e meia.
ESPANHA
Estância de San Isidro
Onde: León.
Temporada: 27 de novembro de 2010 a 1º de maio de 2011.
Localizada na Cordilheira Cantábrica, norte da província de León, San Isidro tem 24 quilômetros de extensão e chega até 2.030 metros de altitude. Além da boa estrutura para a prática do esqui, a estância ainda oferece como atrativos a excelente gastronomia local e a espetacular formação montanhosa Picos de Europa.
SUÍÇA
Zermatt
Onde: Cantão Valais.
Temporada: 27 de novembro de 2010 a 1º de maio de 2011.
Também na fronteira da Suíça com a Itália, Zermatt é puro glamour. Com 1.700 metros de altura, a estação oferece hotéis de luxo para os que quiserem ficar na região. Bons restaurantes também podem ser encontrados facilmente.
A estação oferece mais de 350 quilômetros de pistas de esqui, com níveis variados de dificuldade. Há desde pistas para os experientes esquiadores como também pistas azuis e verdes, que são as destinadas para os iniciantes. Cursos de ski também são oferecidos.
FRANÇA
Val D'Isère
Onde: fronteira entre França, Itália e Suíça.
Temporada: de 27 de novembro de 2010 a 1º de maio de 2011.
Com acesso pelas cidades de Genève, na Suíça, Lyon, na França, e Turin, na Itália, a estância fica em região muito montanhosa, no coração dos Alpes. O Val d'Isère é um vilarejo de montanha, com séculos de história (lá é possível visitar uma igreja do século 11, por exemplo) e muita vocação para os esportes de neve, como esqui e snowboard.
Foi ali que o esquiador Jean-Claude Killy, tricampeão olímpico nos Jogos Olímpicos de Inverno, aprendeu a esquiar. A área de esqui não se chama Espace Killy por acaso.
ESTADOS UNIDOS
Deer Valley
Onde: Utah.
Temporada: 4 de dezembro de 2010 a 10 de abril de 2011.
Pelo quarto ano consecutivo, os leitores da Ski Magazine escolheram Deer Valley, em Utah, como o destino a melhor estação de esqui da América do Norte. Com diversas estações nas vizinhanças, Deer Valley é frequentada por um público mais sofisticado. Há serviços como manobristas de esqui gratuito, restaurantes estrelados e lojas de grife.
O resort Stein Eriksen Lodge oferece acomodações de luxo. Seu diretor e anfitrião não é ninguém menos do que o próprio medalhista de ouro Stein Eriksen. A venda de ingressos em Deer Valley é limitada a 6.500 por dia, para evitar a superlotação.
FRANÇA
Chamonix
Onde: Chamonix.
Temporada: de 4 de dezembro de 2010 a 8 de maio de 2011.
Bonita, charmosa e politicamente correta. Assim é Chamonix, a estação de esqui localizada entre a França e a Suíça. Cidade de esqui mais famosa do país, Chamonix tem paisagens belíssimas e oferece inúmeras possibilidades para os fãs de esporte da neve. A cidade de pouco mais de 9 mil habitantes fica aos pés de Mont-Blanc, a famosa montanha “Dama Branca” dos Alpes franceses.
Os amantes de esqui se deliciam com neve cobrindo as montanhas de dezembro até o começo de maio. Entre as áreas de esqui, quatro são indicadas para iniciantes. A pista mais famosa para os experientes é a do Vale Branco, com 20 quilômetros de geleira e excelentes serviços de guia nas montanhas. Há, ainda, escolas de esqui.
Fonte: iG por Fernanda Castello Branco
Nenhum comentário:
Postar um comentário