sábado, 20 de maio de 2023

Japão iniciará procedimentos para isentar brasileiros do visto de curta duração

A informação foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores do Japão após encontro entre Kishida e Lula

Lula e o premiê do Japão, Fumio Kishida
O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, anunciou neste sábado (20) que seu governo iniciará procedimentos para isentar brasileiros do visto de curta duração, que normalmente tem validade de três meses.

Kishida fez o anúncio durante uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que está em Hiroshima para participar da cúpula do G7 como convidado neste fim de semana.

A informação foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores do Japão, mas não foi citada por órgãos do governo brasileiro em releases para a imprensa.

Atualmente, o Brasil não exige visto para entrada de japoneses no país, apesar de não haver uma reciprocidade desse nível por parte do Japão. Em função disso, o governo brasileiro decidiu eliminar a isenção de visto para japoneses e cidadãos de outros três países - Estados Unidos, Canadá e Austrália - a partir de outubro deste ano.

Mas o Brasil poderá reverter essa medida em relação ao Japão se o anúncio de Kishida entrar em vigor.

O Ministério das Relações Exteriores também informou que o Japão em breve realizará um empréstimo de ¥30 bilhões para "apoiar ativamente a saúde e outros setores do Brasil", sem dar mais detalhes.
Fonte: Alternativa

Nenhum comentário: