sexta-feira, 10 de julho de 2009

Bonito - Mato Grosso do Sul

Bonito: O paraíso da Bodoquena
O Município de Bonito fica na Serra da Bodoquena, Mato Grosso do Sul e tem suas origens junto a formação da cidade de Miranda, ligada à expansão espanhola do século XVI no Vale do Paraguai. Na tentativa de expulsar de vez os "castelhanos" da região foi criado, em 1797, o Presídio de Miranda, nas terras da Fazenda Bonito. Em torno do presídio surgiu o povoado de Bonito que enfrentou, depois, a guerra do Paraguai. A natureza da região é habitada por aves silvestres e emas, macacos e tamanduás-bandeira, além de rica flora. Hoje o turismo é a principal atividade da cidade e a maioria das atrações fica em propriedades particulares (o que implica em pagamento para as atrações).
O clima no Verão é úmido e no inverno é seco (típicos de savanas tropicais). De agosto a outubro, chove pouco e as águas ficam ainda mais cristalinas. As chuvas são mais freqüentes de novembro a março (e as cachoeiras estão bem cheias). No inverno a temperatura varia de 15Cº a 20Cº. Evite as altas temporadas se não quiser "tropeçar" em turistas, além disso, alguns lugares tem limite máximo diário de visitantes.

Atrações

Gruta do Lago Azul: descoberta em 1924 pelos índios Terenas (indígenas que habitavam as margens do rio Aquidauana, no Mato Grosso do Sul), foi tombada pelo Patrimônio Nacional em 1978, criando uma reserva ecológica de 25 hectares de terras pertencentes ao Governo Estadual. Após uma descida de 100 metros, você verá um lago de águas intensamente azuladas. Os raios solares infiltram-se na água dando cor e beleza inexplicáveis. Estima-se que o lago tenha 90 metros de profundidade. É possível visitar o local das 7h às 13h. No máximo 225 pessoas podem visitar a gruta por dia.

Gruta de São Miguel: trilha com trecho de 180m em ponte pênsil, passando ao lado da copa das árvores, onde é possível avistar inúmeras espécies de pássaros. No interior, há muitos espeleotemas, com destaque para as pérolas e os coralóides.

Rio Mimoso: os travertinos (calcário de água doce) em agrupamento esculpem degraus nas rochas, formando belas cachoeiras. Existe uma trilha no meio da mata, que passa por outros grupos de cachoeiras.

Gruta do Mimoso: caverna onde é possível mergulhar a 25m de profundidade em águas transparentes com espeleotemas de várias formas, submersos..

Rio Aquidaban: trechos com inúmeras cachoeiras. A trilha do local leva até uma das mais altas cachoeiras da região - 120 metros de altura de onde se avista o Pantanal do Nabileque e um infinito de montanhas e florestas inteiramente virgens, cuja maior parte é reserva indígena. Circuito longo e difícil, só para pequenos grupos e com limitação na época da seca.

Rio Formoso: um passeio (diurno ou noturno - na lua cheia) de 7 Km feito em botes de borracha leva até a ilha do Padre, além de passar por três cachoeiras.

Rio Sucuri: nascente de águas cristalinas, com exuberante vegetação subaquática e cardumes. Dispõe de trilhas na Mata Ciliar com mirantes para visualização das nascentes e fauna local.

Balneário Municipal: as águas cristalinas do local permitem uma visão nítida de peixes de cores e tamanhos variados, mas a pesca é rigorosamente proibida.

Recanto Ecológico Rio da Prata: uma hora de caminhada em trilha na mata ciliar totalmente virgem, acompanha o Rio da Prata até uma deslumbrante nascente.

Ilha do Padre: formada por matas verdes, inúmeras cachoeiras e piscinas naturais no meio do Rio Formoso. Possui cabanas simples de madeira e infra-estrutura para camping.

Comidas e bebidas típicas
Tereré - bebida feita de erva-mate usada no chimarrão gaúcho ou no chá mate vendido em mercados. Só que o mate sul-matogrossense é feito com erva verde seca e servido frio. Já a erva do chá ou chimarrão é torrada e a bebida é servida quente.
A bebida tem estreita ligação com o vizinho Paraguai, pois no final do século XIX a porção sul do Estado de Mato Grosso do Sul pertencia a esse país.
O Tereré é servido em uma Guampa (vasilha para líquidos feitas de chifre) com canudo de metal (bomba), por onde se bebe.
De acordo com o dicionário Aurélio, tereré também significa "Conversa, papo, que se tem durante a merenda, entre os dois turnos de serviço" - e é o que ocorre com os sul-mato-grossenses: duas vezes ao dia (por volta de 9h e 15h) é o momento de formar a "roda de tereré", com toda a peculiaridade deste povo.

Licor de Bacuri - outra bebida pantaneira. A palmeira Bacuri ou acuri como é conhecida na região, é utilizada de várias maneiras. A água do fruto verde é potável e utilizada como colírio, pois é estéril. A castanha do fruto maduro tem gosto semelhante ao coco verde (baiano). Além disso da acuri também é extraído um apreciado palmito. Já de seu caule, produzem um licor levemente alcoólico, semelhante a Chicha (bebida fermentada feita a base de milho, típica da Bolívia).

Puchero ou Locro é um prato à base de canjica de milho e vértebras de boi, bastante forte.. Farinha de mandioca, carne seca ao sol (Carne de sol ou Charque), virado de feijão, arroz carreteiro, farofas de banana e carne, pacu e outros peixes ensopados, fritos ou assados, pratos doces e salgados feitos de pequi (fruta típica do cerrado), chipa (espécie de pão de queijo), doce de leite na palha, churrasco (quase sempre servido com mandioca cozida) e suco ou caldo de piranha entre outros fazem parte da culinária pantaneira.

Sopa paraguaia, é uma torta de milho com queijo e cebola! Sopa no Paraguai é ensopado e a região tem influência deste vizinho!

Aventuras outdoor para todos os gostos
Entre trilhas, cachoeiras e inúmeros rios e piscinas naturais existentes em Bonito há varias opções para esportes de aventura, sobretudo os aquáticos. Confira alguns:

Trekking: Bonito possui inúmeras trilhas, o que faz desta cidade uma ótima opção para qualquer trekker.

Flutuação com máscara e snorkel: Um exemplo pode ser a flutuação nos Rios Sucuri e Formoso - Nascente de águas cristalinas, com exuberante vegetação subaquática e cardumes. Por 1 hora de percurso aquático em suave descer de correnteza, com a orientação de guias em barco de apoio é possível ver boa parte da riqueza dos rios de Bonito.

Mergulho autônomo: a cidade conta com vários lugares para mergulho, em rios junto a cachoeiras que formam pequenas cavernas submersas ou em grutas e cavidades submersas, como a gruta do Mimoso, o Buraco das Abelhas e a Lagoa Misteriosa, mas para mergulhara é obrigatória a apresentação de Carteira de Mergulhador.

Rafting, Bóia e Caiaque Cross: Um exemplo pode ser no Rio Formoso, tudo bem que não é um corredeira de nível 4, mas é um belo percurso de 7 km, que vai até a Ilha do Padre, passando por três cachoeiras. Nas margens do rio podem avistar-se macacos, pássaros e com um pouco de sorte, o visitante poderá ver jacarés ou sucuris que, principalmente no inverno, saem das águas e se enrolam em troncos de árvores.

Mountain biking , Rapel , Tirolesa e Parapente também são praticados em meio a farta natureza bonitense.


ATENÇÃO
Nas águas de Bonito, nada de protetor solar! Abuse da proteção se não tiver intenção de entrar na água (mergulho, flutuação, banho de cachoeira etc). Repelente químico também é proibido.
Fonte:http://www2.uol.com.br/mochilabrasil/bonito2.shtml

Nenhum comentário: