sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Japão permitirá entrada de turistas individuais a partir de 11 de outubro

O governo também eliminará um limite diário de chegadas, atualmente definido em 50.000

turismo no Japão
O primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, disse na quinta-feira (22) que seu governo aliviará os requisitos de controle de fronteira da Covid-19 no próximo mês, um passo fundamental para promover uma recuperação no setor de turismo do país.

O Japão manteve algumas das medidas de fronteira mais rígidas entre as principais economias desde o início da pandemia, tendo efetivamente bloqueado a entrada de visitantes por dois anos até iniciar uma reabertura gradual em junho.

O anúncio de Kishida, feito durante um discurso na Bolsa de Valores de Nova York, segue uma promessa que ele fez em maio de que o Japão deixaria seus controles de fronteira mais alinhados com outros países do Grupo dos Sete (G7).

"Somos uma nação que floresceu através do livre fluxo de pessoas, bens e capital", disse Kishida na quinta-feira.

"A Covid-19, obviamente, interrompeu todos esses benefícios, mas a partir de 11 de outubro o Japão flexibilizará as medidas de controle de fronteira para ficar em pé de igualdade com os EUA, além de retomar as viagens sem visto e as viagens individuais", disse ele.

A insistência do Japão para que os visitantes obtenham vistos para entrar no país e depois aderirem aos pacotes turísticos planejados tem sido um grande ponto de discórdia. Antes da pandemia, o Japão tinha acordos de isenção de visto com quase 70 países e regiões, incluindo os Estados Unidos, a União Europeia e muitos vizinhos asiáticos.

Grupos empresariais e agências de viagens pediram ao Japão que afrouxe seus controles de fronteira mais rapidamente, dizendo que estão fora de sintonia com os principais parceiros comerciais e podem fazer com que o país fique para trás economicamente.

"Veremos um impacto significativo na economia", disse Shinichi Inoue, presidente da All Nippon Airways, unidade central da ANA Holdings, a repórteres nesta sexta-feira, acrescentando que o forte declínio do iene em relação ao dólar é uma "grande atração" para os estrangeiros.

A moeda do Japão enfraqueceu além do nível psicologicamente importante de ¥145 por dólar na quinta-feira, tornando as viagens e compras estrangeiras no país as mais baratas em décadas.

A partir de 11 de outubro, o Japão restaurará o turismo individual e as viagens com isenção de visto para pessoas de certos países, desde que estejam vacinadas.

Ao mesmo tempo, também eliminará um limite diário de chegadas, atualmente definido em 50.000, e poderá revisar os regulamentos dos hotéis, permitindo que eles recusem os hóspedes que não cumprem os controles de infecção, como o uso de máscaras, durante um surto.

O Japão permitiu oficialmente a entrada de turistas em junho pela primeira vez em dois anos, mas apenas cerca de 8.000 chegaram até julho, em comparação com mais de 80.000 visitantes um dia antes da pandemia.
Fonte: Alternativa com Reuters

Nenhum comentário: