O uso do sistema de leitura deve reduzir os custos de manutenção das catracas
A JR East e outras sete companhias ferroviárias da região metropolitana de Tóquio, incluindo a Seibu Railway, decidiram substituir os bilhetes magnéticos convencionais por bilhetes com código QR a partir do ano fiscal de 2026, informou a emissora TBS na quarta-feira (29).O gerente do Departamento de Marketing da JR East, Yohei Takado, explicou que a transição começará com bilhetes de curta distância.
Os passageiros usarão o QR da mesma forma que utilizam o Suica, tocando o código impresso no bilhete, o que promete um uso mais fluido das catracas.
Comparado aos bilhetes magnéticos, que precisam ser introduzidos na máquina ao passar pela catraca, o uso do código QR apresenta menos problemas, além de reduzir custos de manutenção e a necessidade de assistência por parte dos funcionários da estação.
De acordo com as oito empresas ferroviárias, a utilização de bilhetes magnéticos diminuiu significativamente à medida que os cartões IC, como o Suica, se tornaram mais populares.
Em 2007, cerca de 65% dos usuários utilizavam cartões IC, enquanto 35% usavam bilhetes magnéticos. Atualmente, a utilização de cartões IC aumentou para entre 90% e 95%, enquanto a de bilhetes caiu para entre 5% e 10%.
Fonte: Alternativa
Nenhum comentário:
Postar um comentário